segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Aniversário de Carlos Drummond

Hoje Carlos Drummond de Andrade faria 109 anos e o dia 31 de outubro se tornou o dia dele. Por isso faço uma homenagem a esse mineiro, que é um orgulho para todos os brasileiros.
Este poeta maravilhoso incomodou muita gente chegando a ser expulso do colégio jesuita em Nova Friburgo - RJ por "insubordinação mental". Imagine que loucura, acho que muitos "educadores" de hoje gostariam de usar essa justificativa para afastar aqueles alunos que eles, os professores, não dão conta da ebulição mental.
Vai ai esse lindo poema que muita gente conhece musicada por Paulo Diniz.
Aproveitem Drummond.

JOSÉ

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, Você?
Você que é sem nome,
que zomba dos outros,
Você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?

E agora, José?
sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio, - e agora?

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?

Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse,
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
Mas você não morre,
você é duro, José!

Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja do galope,
você marcha, José!
José, para onde?
Carlos Drummond de Andrade




sábado, 29 de outubro de 2011

Meu bairro a pé: Como será que ele é?

Em geral circulo pela cidade, inclusive pelo meu bairro, de carro, mesmo que seja para fazer coisas muito próximas da minha casa. Acredito que esse hábito equivocado é bem comum entre as pessoas que têm carro e com isso terminamos conhecendo pouco o nosso bairro e perdemos a oportunidade de olhar para o nosso entorno com outra lente que é a lente do pedestre.
Como a vida não segue apenas a nossa programação os chamados imprevistos nos levam para outros caminhos que podemos recebê-los com flexibilidade e aproveitar o que se apresenta de novo ou nos enrijecer e paralisar olhando para o que deixou de acontecer, ou para o nosso projeto que foi desviado.
Outro dia fiquei sem carro por conta de um pequeno acidente e aproveitei com minha família para fazer algumas coisas andando pelo bairro e foi uma experiência bem interessante com algumas surpresas positivas e constatações não tão legais.
Circulei por lugares que não passam carros ou que não estão no meu trajeto motorizado. São escadas que ligam e aproximam ruas. Descobrir, por exemplo, um pequeno mercado, de produtos orgânicos, muito legal e bem próximo da minha casa, além de bares e restaurantes.
Percebi que posso aproveitar, nos finais de semana, para andar um pouco e acessar os serviços disponíveis próximos como um passeio e essa foi a parte bacana dessa condição de pedestre. Mas tem uma parte que é muito triste e tem uma ligação direta com outro texto que escrevi “O trânsito nosso de cada dia”.
Parece que estamos caminhando numa floresta perigosa. Quer dizer o parece é só para a floresta, pois o perigosa é bem verdade. É uma “floresta” em que os carros são quase como monstros ameaçadores. Gente, é uma loucura, não conseguimos mensurar o que o pedestre vive nas ruas das grandes cidades.
Os motoristas não só ignoram solenemente os transeuntes como em alguns momentos me dava à impressão que tinham uma intenção de passar por cima deles, ou de nós já que estava nessa condição naquele momento. Se não tivéssemos muita atenção a todo tempo corríamos risco nesse caminho pelas ruas.
Além dessa situação de desrespeito dos motoristas com os pedestres as calçadas estão em péssima condição e ocupadas por lixo, barracas com mesas e cadeiras, lavagem de carros, etc., ou seja, os espaços reservados, ou que deveriam ser reservados para a circulação de pessoas não existem e assim precisamos andar fora das calçadas.
Pra quem as cidades estão construídas? Qual o valor da pessoa nesse processo de urbanização? Seria muito bom se pudéssemos ocupar o lugar dos outros vez por outra para sentir “a dor e a delícia de ser o que é”. Para mim foi uma ótima oportunidade. Já pensaram se nossos gestores públicos circulassem pelas cidades como um simples cidadão? O que será que aconteceria? Não sei, mas gostaria de ver.




quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O Trânsito nosso de cada dia


Voltando essa semana à noite para casa com minha filha conversávamos sobre o trânsito de Salvador da Baia de Todos os Santos e engarrafamentos também.
Estamos vivendo momentos enlouquecedores nas ruas dessa cidade. Cada dia o caos do tráfego fica mais intenso e desesperador.
Duas coisas me chamam a atenção ao refletir sobre essa situação. A primeira delas diz respeito à forma como as pessoas se comportam no trânsito e em especial como se comportam em situações de grandes congestionamentos. A falta de gentileza e delicadeza com o outro, seja esse outro um motorista ou um pedestre. Usando a expressão que minha filha utilizou, vira um vale tudo nas ruas da cidade.
As pessoas “bem nascidas e bem vividas” fecham os cruzamentos impossibilitando que os demais possam se locomover ampliando ainda mais a situação de caos. Não dão passagem para os veículos que tentam sair das ruas secundárias, pois certamente devem imaginar que esperar alguns segundos ou deixar que alguém passe a sua frente é uma afronta a sua condição de superioridade. De que mesmo?
Os pedestres então nem se comenta, pois entram numa disputa de total desigualdade de condição física para a “briga” pelo espaço urbano. A faixa de segurança, área reservada para a garantia de trânsito dos andantes parece que funciona para os motorizados como uma decoração da rua que alguns “ousados” utilizam no intuito de desafiar os mais fortes que por ali passam e propositalmente aceleram seus carros potentes ou não para deixar claro quem manda no pedaço.
O segundo ponto que gostaria de refletir é sobre o nosso modelo de desenvolvimento a qualquer custo, até mesmo da própria vida e existência humana com as mínimas condições de dignidades. Esse modelo de desenvolvimento acelerado como os nossos veículos, vêem atropelando a nossa condição de vida saudável e sustentável no planeta. E apesar disto nós optamos por ele.
Quem de nós votaria num político que propusesse uma gestão calçada numa diminuição do desenvolvimento desenfreado e priorizasse a nós, pessoas, dentro desse sistema?
Proponho que possamos dentro desse quadro no nosso vale tudo motorizado mudar aquilo que nos cabe de forma mais direta e imediata. Sejamos gentis uns com os outros no trânsito de nossa cidade. Ao invés de sermos conhecidos como a cidade dos motoristas que não respeitam as leis de trânsito, que não param nas faixas para o pedestre passar, que fecham vias com nossa pose de grande coisa, passemos a ser conhecidos como a cidade dos motoristas mais educados e gentis do Brasil.

Sei que podemos fazer isto.




quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Gentileza gera Gentileza

Quero fazer minha primeira postagem agradecendo a minha amiga Denis Rivera. Jornalista, budista, inteligente, criadora de gatos, como eu, e grande artista, por ter criado esse blog para mim de forma tão generosa.
Sei que eu não fui a única nem a primeira que teve o luxo de ter um Blog criado por Denis. Um luxo sim, pois ela é uma profissional de primeira grandeza e ofereceu seu tempo para isto.
E o que me fez agradecer a ela publicamente? Foi para podermos refletir sobre nossas relações nessa sociedade, contemporânea, ou pós- moderna como alguns autores preferem. Por que estamos nos afastando cada dia mais da gentileza nas interações interpessoais?
Somos grosseiros no trânsito, nos elevadores, nas recepções, na vida... Parece que nessa cultura da alta concorrência é quase um impedimento sermos gentis. Traço de fraqueza, de postura pouco aguerrida e, portanto de falta de condição de entrar de “igual para igual” na corrida da vida.
Penso também que nada me garante que terei uma segunda oportunidade de dizer para Denis do meu agradecimento. Sempre pode ser a última oportunidade de falar para outro o que sentimos, nunca sabemos o que nos aguarda o segundo seguinte da nossa vida.
Isso pode parecer para vocês uma visão negativa, pessimista da vida, mas é apenas uma visão realista. O problema é que nos acostumamos a olhar para a impermanência da existência sem percebê-la. O dia nasce e morre, a noite chega e vai embora, a maré enche e vaza, nossos amigos e pessoas queridas se vão, mas continuamos vivendo como se a continuidade das nossas atividades fosse certa como dois e dois são quatro, ou seria cinco?
Vamos aproveitar e amar, servir, agradecer, ajudar, dizer palavras amorosas e gentis, até por que o depois ...




segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Soneto de Fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.


Vinícius de Moraes




Caetano Veloso

Não me venha falar
Na malícia de toda mulher
Cada um sabe a dor
E a delícia de ser o que é
Não me olhe como se a polícia
Andasse atrás de mim
Cale a boca
E não cale na boca
Notícia ruim
Você sabe explicar
Você sabe entender
Tudo bem
Você está
Você é
Você faz
Você quer
Você tem
Você diz a verdade
E a verdade é o seu dom de iludir
Como pode querer que a Mulher
Vá viver sem mentir

Caetano Veloso




Simone de Beauvoir

"Eu gostaria muito de ter o direito, eu também, de ser simples e muito fraca, de ser mulher...
"Hoje cedo (...) desejei ardentemente ser a garota que comunga na missa da manhã e tem uma certeza serena... No entanto, não quero acreditar: um ato de fé é o ato mais desesperado que existe e quero que meu desespero pelo menos conserve sua lucidez. Não quero mentir para mim mesma."

Simone de Beauvoir




Nelson Rodrigues

"Na 'mulher interessante', a beleza é secundária, irrelevante e, mesmo, indesejável. A beleza interessa nos primeiros quinze dias; e morre, em seguida, num insuportável tédio visual. Era preciso que alguém fosse, de mulher em mulher, anunciando: - 'Ser bonita não interessa. Seja interessante!'"


Nelson Rodrigues




Manoel Bandeira

Vou-me Embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconseqüente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive

E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.


Manoel Bandeira




Neruda

Plena mulher, maçã carnal, lua quente,
espesso aroma de algas, lodo e luz pisados,
que obscura claridade se abre entre tuas colunas?
que antiga noite o homem toca com seus sentidos?
Ai, amar é uma viagem com água e com estrelas,
com ar opresso e bruscas tempestades de farinha:
amar é um combate de relâmpagos e dois corpos
por um so mel derrotados.
Beijo a beijo percorro teu pequeno infinito,
tuas margens, teus rios, teus povoados pequenos,
e o fogo genital transformado em delícia
corre pelos tênues caminhos do sangue
até precipitar-se como um cravo noturno,
até ser e não ser senão na sombra de um raio.


Pablo Neruda




O Segredo

Minha mulher e eu temos o segredo para fazer um casamento durar:
Duas vezes por semana, vamos a um ótimo restaurante, com uma comida gostosa, uma boa bebida e um bom companheirismo. Ela vai às terças-feiras e eu, às quintas.
Nós também dormimos em camas separadas: a dela é em Fortaleza e a minha, em SP.
Eu levo minha mulher a todos os lugares, mas ela sempre acha o caminho de volta.
Perguntei a ela onde ela gostaria de ir no nosso aniversário de casamento, "em algum lugar que eu não tenha ido há muito tempo!" ela disse. Então, sugeri a cozinha.
Nós sempre andamos de mãos dadas...
Se eu soltar, ela vai às compras!
Ela tem um liquidificador, uma torradeira e uma máquina de fazer pão, tudo elétrico.
Então, ela disse: "nós temos muitos aparelhos, mas não temos lugar pra sentar".
Daí, comprei pra ela uma cadeira elétrica.
Lembrem-se: o casamento é a causa número 1 para o divórcio. Estatisticamente, 100 % dos divórcios começam com o casamento. Eu me casei com a "senhora certa".
Só não sabia que o primeiro nome dela era "sempre".
Já faz 18 meses que não falo com minha esposa. É que não gosto de interrompê-la.
Mas, tenho que admitir: a nossa última briga foi culpa minha.
Ela perguntou: "O que tem na TV?"
E eu disse: "Poeira".


Luís Fernando Veríssimo




A MAIS PURA VERDADE...

A medida que envelheço e convivo com outras, valorizo mais ainda as mulheres que estão acima dos 30. Elas não se importam com o que você pensa, mas se dispõem de coração se você tiver a intenção de conversar. Se ela não quer assistir ao jogo de futebol na tv, não fica à sua volta resmungando, vai fazer alguma coisa que queira fazer...

E geralmente é alguma coisa bem mais interessante. Ela se conhece o suficiente para saber quem é, o que quer e quem quer. Elas não ficam com quem não confiam. Mulheres se tornam psicanalistas quando envelhecem.

Você nunca precisa confessar seus pecados... elas sempre sabem... Ficam lindas quando usam batom vermelho. O mesmo não acontece com mulheres mais jovens... Mulheres mais velhas são diretas e honestas.

Elas te dirão na cara se você for um idiota, caso esteja agindo como um!

Você nunca precisa se preocupar onde se encaixa na vida dela. Basta agir como homem e o resto deixe que ela faça... Sim, nós admiramos as mulheres com mais de 30 anos! Infelizmente isto não é recíproco, pois para cada mulher com mais de 30 anos, estonteante, bonita, bem apanhada e sexy, existe um careca, pançudo em bermudões amarelos bancando o bobo para uma garota de 19 anos...

Senhoras, eu peço desculpas! Para todos os homens que dizem: "Porque comprar a vaca, se você pode beber o leite de graça?", aqui está a novidade para vocês: Hoje em dia 80% das mulheres são contra o casamento e sabem por quê?

"Porque as mulheres perceberam que não vale a pena comprar um porco inteiro só para ter uma lingüiça!". Nada mais justo!

Arnaldo Jabor




Sentir-se amado

O cara diz que te ama, então tá. Ele te ama.
Sua mulher diz que te ama, então assunto encerrado.
Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas. Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de milhas, um espaço enorme para a angústia instalar-se.
A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização, apesar de não sonharmos com outra coisa: se o cara beija, transa e diz que me ama, tenha a santa paciência, vou querer que ele faça pacto de sangue também?
Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois.
Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você, caso você esteja delirando. "Não seja tão severa consigo mesma, relaxe um pouco. Vou te trazer um cálice de vinho".

Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou dois anos atrás, é vê-la tentar reconciliar você com seu pai, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d´água. "Lembra que quando eu passei por isso você disse que eu estava dramatizando? Então, chegou sua vez de simplificar as coisas. Vem aqui, tira este sapato."
Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido. Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.

Agora sente-se e escute: eu te amo não diz tudo.

Martha Medeiros