sábado, 31 de dezembro de 2011

Limpeza de ano novo

Hoje é o último dia do ano de 2011 e quero aproveitar para arrumar minha bagagem para 2012. Quero levar, apenas, as coisas úteis e por isso preciso fazer uma limpeza tirando as quinquilharias acumuladas. E como acumulamos porcarias...


Primeiro, vou me desfazer das coisas mais fáceis. Vou tirar do meu armário tudo aquilo que não me serve mais, ou que durante o ano eu nunca precisei. Acho esse um critério legal, se eu passei um ano sem precisar de alguma coisa que tenho nas minhas gavetas ou armários, certamente ela não me é útil e portanto, posso passar adiante. Concorda?


Vamos lá para nossa receita de limpeza para o próximo ano.


Depois que tiro o que está sobrando nos armários vou tirar o que está sobrando ou que não é útil para minha vida.


A pressa é uma das maiores inutilidades do mundo contemporâneo, por isso jogo fora num lugar que ninguém possa pegar por engano. Convido você, especialmente minha mãe, a jogar também toda a sua pressa fora para podermos experimentar uma vida mais tranquila.


Num dia desses, estava com horário marcado para um compromisso matinal, mas em razão de um grande engarrafamento o motorista atrasou. Comecei a perceber que a cada minuto que passava minha mente mais se agitava e por sua vez quanto mais minha mente se agitava mais irritada eu ficava.


Quando sair de casa, já atrasada, agitada e irritada, me esbarrei com um trânsito louco, totalmente travado. O que representava um ótimo elemento para ampliar minha agonia com o atraso.


Num dado momento pensei: o que de pior pode me acontecer com esse atraso? Não chegar ao me compromisso. Respondi a mim mesma. Mais uma vez me perguntei:ok! Se não chegar ao meu compromisso o que pode me acontecer? E a resposta foi: Remarco o compromisso. Nada de tão grave aconteceria. Se analisarmos cuidadosamente as conseqüências da não concretização da nossa agenda diária, vamos observar que, em geral, não têm nenhuma gravidade.


Nesse momento eu pensei! Eu sempre tenho mais de uma opção de como vou transitar pelas adversidades. Nesse caso, por exemplo, ficou muito claro que eu poderia ter seguido meu fluxo mental e ampliado a minha ansiedade minuto a minuto, mas também poderia parar e redirecionar o meu pensamento. Foi o que fiz!


Experimente isso e veja como fica interessante. Você dominando o seu pensar e não o contrário. Pode ser um jogo divertido. Nem sempre conseguimos, mas se não tentamos...


A outra coisa que quero jogar fora são as atitudes prejudiciais que tive com as pessoas. A cada uma delas peço desculpas e me comprometo a não mais repetí-las. Prometo que vou me esforçar muito para isto.Justificar


Se não conseguir, sempre peço a você que seja generoso e me dê seu perdão, pois certamente só não fui melhor por que não pude.


A todas as pessoas que, em algum momento, me fizeram sofrer, digo com toda certeza que qualquer traço desse sofrimento já se dissolveu no espaço e nada mais resta.


Assim faço minha limpeza para o próximo ano. Não quero levar nenhum único sentimento ruim, nenhuma mágoa, nem raiva ou aversão por quem quer que seja.


Levo para o próximo ano um compromisso de amor, compaixão, alegria pela felicidade e sucesso do outro, equanimidade nas minhas relações e a promessa de ser melhor.





0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial